Skip to main content

Alterar e aumentar vídeo de introdução Batocera

Olá a todos, como prometido aqui vai uma postagem sobre Raspberry PI e dessa vez vamos de Batocera.

O Batocera é uma modificação do Recalbox com uma serie de melhorias, e uma delas é a opção de ter um vídeo de introdução (que agora está oficialmente no Recalbox 4.1 em diante).
Mas existe um problema um tanto chato, que o Batocera só exibe 20 segundos de vídeo, se seu vide tiver mais do que isso ele será interrompido e a tela inicial com os emuladores irá aparecer antes do vídeo executar todo. Então nesse tutorial vou mostrar como você executar um vídeo com tamanho maior do que 20 segundos, alterando a duração de exibição de vídeo. Eu recomendo o vídeo não ter mais de 30 segundos, não por nenhum problema, mas sim porque acima disso já ficaria um pouco chato ter que esperar. Consegue se imaginar esperando uma introdução de 2 minutos pra começar a jogar?
Então vamos separar esse tutorial em duas partes, a primeira será sobre como alterar o vídeo de introdução propriamente dito e a segunda parte será como aumentar o tempo de vídeo. Chega de papo e vamos lá.

Faça o download dos programas usados no tutorial:
Clique aqui para baixar o puTTy

Clique aqui para baixar o Notepad ++

Clique aqui para baixar o Filezilla

Parte I – Trocando o vídeo de introdução

1. Após iniciar o Batocera e colocar na rede (via cabo ou Wifi) você devera identificar o IP indo em opções de rede no menu do Batocera. Com o IP em mãos, iremos abrir o puTTy.
2. No putty escolha a opção SSH, depois preencha com o IP do Batocera e depois clique em open, conforme imagem abaixo. (No meu caso, o IP é 192.168.0.108)
3. Se aparecer uma mensagem de alerta, clique em “Sim” e coloque o login “root” e password “linux” (sem aspas)
 4. Após estar conectado no Batocera pelo putTTy via SSH, você deverá executar dois comandos para poder alterar os arquivos. Os comandos são mount -o remount, rw / e mount -o remount, rw /boot e depois, minimize o puTTy
5. Agora é só abrir o Filezilla, conectar e substituir o arquivo por algum de sua preferencia. O video ideal é 1920×1080 e tem que ser em .MP4
Siga o exemplo da imagem baixo para a conexão e navegue até a pasta /recalbox/system/resources/splash que é a pasta que contem as imagens e o vídeo de introdução. Substitua por um vídeo com exatamente o mesmo nome que o original recalboxintro.mp4
6. Após substituir o vídeo, iremos dar um comando no puTTy pra salvar a modificação e depois já poderemos reiniciar o Batocera. Para salvar você vai dar o comando cd / e depois ./recalbox/scripts/recalbox-save-overlay.sh (observe que tem um “.” antes da “/“) e depois você pode reiniciar pelo menu do Batocera ou digitando reboot no puTTy.

E… fim. Agora você já tem um video novo de abertura! Bem simples né? Mas caso o video de introdução tenha mais de 15 segundos, ele será cortado durante a exibição. Para prolongar o tempo de exibição, siga os passos da segunda parte do tutorial abaixo.

Parte II – Aumentando duração do vídeo de introdução

Para a segunda parte, aumentar a duração de exibição, repita os passos de 1-4 da primeira parte (Conectar no Batocera via puTTy e dar os comandos iniciais) e conectar no Filezilla (seguindo o procedimento inicial do passo 5 da primeira parte). A partir daí, siga os passos abaixo:

1. Após conectar no Filezilla, navegue até a pasta /etc/init.d e edite o arquivo S02splash usando o Notepad ++
2. Já com o arquivo S02splash aberto no Notepad ++, vá atá a linha 36 e onde tem $count -lt 20, altera o 20 para o tempo em segundos do seu vídeo. Dica: coloque um pouco mais do que a duração do vídeo, ex: meu vídeo que tem 25 segundos eu coloquei o valor 30. Depois disso, apague o conteúdo da linha 40-51. Depois salve o arquivo (Menu > Arquivo > Salvar ou Ctrl+S)

3. Depois de salvar o arquivo, volte ao Filezilla e clique em sim numa mensagem (informando que um arquivo foi alterado) que deverá aparecer. Depois disso volte ao puTTy e repita o passo 6 da primeira parte do tutorial (Executar os comandos para salvar as alterações)

E… Fim!

É isso aí galera, video alterado com sucesso. Agora é só reiniciar e ser feliz 😀
Mas caso ainda assim não tenha entendido, assista o tutorial em vídeo abaixo:

Qualquer dúvida ou sugestão, comente no vídeo ou aqui na postagem!

 

3 thoughts to “Alterar e aumentar vídeo de introdução Batocera”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: